Notícias Gerais página inicial | voltar

14/04/2010

Fábrica conceito produz calçados durante a feira

Os visitantes têm a oportunidade de ver em operação na Fimec uma linha de produção de calçados em tempo real. O Instituto Brasileiro de Tecnologia para Couro e Calçados (IBTeC), a Fenac e a empresa de consultoria Coelho Associados realizam em parceria a Fábrica Conceito de Calçados, que ocupa uma área de 400m² e utiliza equipamentos e componentes fabricados por cerca de 60 empresas.

Realizada pela primeira vez na Fimec, a fábrica utiliza 40 colaboradores integrantes da ONG Villaget e produz um sapato feminino (escarpim) e um social masculino, devendo totalizar 1,2 mil pares durante os quatro dias da feira. O projeto conta com o apoio da Assintecal, da Abrameq e da AICSul, entidades que reúnem as empresas que estão presentes no projeto.

“Mais do que demonstrar a dinâmica de funcionamento de uma fábrica moderna, nosso foco é a produção eficiente, através do uso de tecnologias de última geração e componentes inovadores, inclusive voltados à sustentabilidade”, acentua o técnico Paulo Model, coordenador do projeto.

“É uma grande atração para os visitantes da Fimec, que no período da feira costumavam fazer visitas a fábricas da região que têm processos avançados”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Ricardo Michaelsen. No primeiro dia da feira, centenas de profissionais de todo o Brasil visitaram o projeto e puderam ver em operação os equipamentos e os materiais que as empresas também expõem em seus estandes na feira.

Luís José Coelho, diretor da Coelho Associados, diz que o layout da fábrica foi definido para proporcionar níveis elevados de produção e destaca o perfil inovador das máquinas utilizadas na produção, como a redução do consumo de energia, a aplicação de normas de segurança e a eficiência produtiva. “As matérias-primas são ecologicamente corretas e os componentes têm características voltadas ao conforto”, acrescenta.

Por Milton Grabin, de Novo Hamburgo/RS

envie este texto
para um amigo
versão para impressão