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27/01/2022

Movimentação na Couromoda confirma projeções otimistas para o setor calçadista em 2022

Retomada da feira presencial, que encerrou na última quarta-feira, 19, contabiliza boa presença de compradores e volume de vendas. Edição de 2023 já tem data confirmada

Nos últimos dias 17, 18 e 19 de janeiro, o Expo Center Norte foi palco da Couromoda, maior e principal feira de negócios do setor calçadista e de acessórios da América Latina. No período, centenas de expositores puderam mostrar suas novidades, lançamentos e tendências para compradores brasileiros e de ao menos outros 17 países. O balanço é positivo e animador, com demonstrações de retomada do setor, que costuma ser um dos que impulsiona o varejo no Brasil.

"Dentro do atual cenário da economia, a Couromoda consolidou que o ano será de crescimento e investimento de todo o mercado de varejo, em especial o de calçados e acessórios. Os números da edição deste ano foram acima do esperado de visitação do mercado interno e principalmente de importadores”, afirma o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos. A expectativa é de 8% de crescimento do varejo no setor de calçados, e a indústria deve aumentar em 3% sua produção, isso após um exponencial crescimento de 12% em 2021, após a fase mais delicada da crise da pandemia, em 2020.

Outro aspecto que reflete nos negócios do setor é a alta do dólar, que pode beneficiar os fabricantes nacionais, já que o Brasil é o principal produtor calçadista do Ocidente, deixando mais margem de negociação no exterior. Ao mesmo tempo que grandes indústrias aumentam suas exportações, também há oportunidade para as pequenas e médias empresas expandirem ainda mais o alcance no mercado brasileiro.

Nesse cenário, a 48ª edição da Couromoda foi o momento para marcas relevantes do mercado se reconectarem fisicamente com o mercado – seguindo todos os protocolos de segurança –, reforçando a troca entre quem fabrica e quem comercializa. Mais uma vez os expositores inovaram apresentando produtos diferenciados, tendências para as próximas estações e demostrando atenção ao comportamento dos consumidores, desenvolvendo produtos visualmente interessantes e alinhados com as demandas por conforto e preocupação socioambiental. Foi o caso da Dakota, que lançou a linha Eco, cujos calçados são produzidos com 75% de material reciclado, incluindo EVA, fios PET e algodão desfibrado.

Outra gigante do setor, a Beira Rio também analisa como positiva sua participação no evento deste ano, destacando o ótimo desempenho das sapatilhas e das botas, assim como a volta dos saltos ao dress code feminino. Além disso, as bolsas representaram importante incremento nas vendas. Especializada em itens infantis como calçados e acessórios, a Pimpolho também celebra os resultados da retomada da Couromoda, que deu a chance de apresentar novas peças, identidade visual, e os planos de expansão da marca para os próximos anos.

Parceria de sucesso entre a Data System e a Couromoda, a segunda edição do Varejo Tech Store, loja conceito que apresentou diferentes soluções para gestão do varejo de moda, também foi destaque durante a 48ª edição da feira. No local, as 16 empresas participantes do projeto simularam a operação de uma loja com móveis, estratégia de visual merchandising e tecnologias de frente de loja e retaguarda, testando e aprovando junto a potenciais clientes as tecnologias e inovações que podem melhorar o desempenho dos lojistas.

Couromoda 2023

A próxima edição da Couromoda foi antecipada e será realizada de 16 a 18 de janeiro, a pedido dos expositores. “Estamos otimistas para o setor este ano e já preparando a feira de 2023, com aumento de área de exposição e número de participantes", comemora Jeferson.