Home > Notícias
07/01/2022

Pegada investe em diversificação e em expansão

Mesmo com todas as dificuldades e incertezas enfrentadas ao longo do ano, a Calçados Pegada terminou 2021 com faturamento recorde e superando anos pré-pandemia. Em 2022, a marca pretende acelerar seu crescimento ainda mais e está estruturando o parque fabril para um incremento considerável de produção. Já está prevista a construção de mais uma planta na cidade de Esplanada-BA, necessária para comportar o crescimento projetado. Ao todo, a marca já conta com um parque fabril de 50 mil m² e mais de 3,7 mil colaboradores. Muitos investimentos em estrutura e tecnologia foram feitos nos últimos anos para o aumento da produção e da competitividade, e a empresa conta hoje com uma base solida para continuar crescendo.

Sempre focada em desenvolver e produzir calçados confortáveis e de excelente qualidade, a marca ampliou seu portifólio de produtos e, atualmente, atinge os públicos feminino, infantil e masculino, em diversas categorias de produtos. Essa diversificação é parte da estratégia que permite entregar resultados consistentes ano após ano, mesmo em cenários adversos. No masculino, por exemplo, a marca conta com sapatênis, sapatos, mocassins, botas, tênis, pantufas, sandálias e chinelos. Se, durante a pandemia, a empresa perdeu muito em termos de venda de sapatos sociais, na outra ponta ampliou a produção de pantufas, sandálias e chinelos, que eram a bola da vez.

A Pegada é reconhecida como um dos principais players de calçados masculinos no Brasil e posiciona seus produtos em mais de 13 mil pontos de vendas. Contudo, vem se destacando também no feminino, que cresce em ritmo acelerado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A coleção feminina representou em 2021 mais de 10% do faturamento. Porém, ainda mais importante que os números é o feedback dos lojistas, cada vez mais positivo. Os produtos da Pegada se diferenciam de outras marcas, pois são feitos em couro, com maior conforto, qualidade e durabilidade, evitando a briga de preços. A marca entende que o projeto do feminino passou da fase de amadurecimento e, agora, poderá ganhar novas proporções.

Outro desafio está na entrada do segmento de tênis esportivo, lançados em 2021. No passado, algumas unidades fabris da Pegada eram encarregadas da produção de tênis esportivo de grandes marcas internacionais, e a empresa aproveitou esse know-how para introduzir produtos nessa categoria. A partir de janeiro, a coleção receberá mais linhas, e a marca espera aumentar gradativamente as vendas no segmento, sempre com os pés no chão e sem desfocar daquilo pelo qual já é reconhecida, os calçados casuais.
A Pegada está pronta para novos desafios em 2022 e apostando em crescimento. Para isso, pretende ajudar seus clientes a atingirem resultados cada vez melhores. Em todos os momentos, conte com Pegada, a marca da conquista.